Contato: sao-lazer@his-world.com|Câ.mbio Dólar (USD) R$ 5.56 / Euro (EUR) R$ 6.64 Atualizado em 27/11/2020 às 12:00

Um fim de semana de aventura em Brotas

Oiê gente,

Tudo bem?

Quem está no comando desse post é a Mariana, a gente se conheceu em outros posts do nosso blog.

 

Hoje vim compartilhar com vocês uma viagem nacional que fiz, para um destino incrível e que não é tão conhecido: Brotas – São Paulo.

Essa viagem é recomendada para todos os tipos de viajantes, desde os que estão começando a se interessar pelo Ecoturismo, aos que já são apaixonados por esse estilo. Além disso, existem atrações para todas as idades.

 

Um pouquinho sobre a cidade

Brotas é uma cidade considerada Estância Turística pelo Governo do Estado de São Paulo, o que garante mais incentivos ao turismo e investimentos. Está localizada a 3h de distância da cidade de São Paulo e têm a característica de calmaria de cidades do interior, ao mesmo tempo que possui todo tipo de hotel (hotéis temáticos, hotéis fazenda, boutique hotéis, chalés e locais de campings) e várias opções de restaurantes.

A natureza na cidade é muito versátil, possibilitando muitas atividades diferentes: nadar em cachoeiras, fazer canionismo, rafting, mini-rafting, rapel, trilhas, arvorismo, boia-cross, e outros,  além de atividades de hotéis fazendas – como cavalgar, pesca, andar de caiaque, parque aquático, quadras poliesportivas,  superbike e circuitos off-road.

Quando o assunto é cultura, a cidade de Brotas possui um Atelier de cerâmica aberto para visitação, com apresentações sazonais de queima de raku. No Planetário CEU Brotas, é possível aprender muito e também se deslumbrar – esse planetário é considerado um dos mais completos do Brasil, sendo referência nacional.

Além de tudo isso, a cidade possui também um Centro Cultural – Museu do Café (para os amantes da bebida); o Museu do Calhambeque (para os amantes de carros antigos) e, a Casa da Cachaça (para os amantes de aguardente).

 

Onde ficar

Por ser perto de São Paulo, a cidade de Brotas é ótima para uma escapada de fim de semana ou então para um feriado!

Recomendo as seguintes hospedagens para famílias: Recanto Alvorada EcoResort e o Fazenda Hotel Vale Verde.

Para casais, recomendo: Pousada Estalagem de Brotas e Frangipani Hotel Boutique

Portal da cidade de Brotas

O que fazer

Abaixo vou falar de algumas atrações que recomendo não deixar de fora de sua visita!

A cidade tem alguns Ecoparques como o Cachoeira 3 Quedas, o Ecoparque Cassorova, o Parque Aventurah! (principalmente se você estiver com crianças) e o Brotas Parque Jacaré.

Tirolesa no Ecoparque Cassorova

Cachoeira no Ecoparque Cassorova

Visitar o Parque dos Saltos é ter um passeio tranquilo e ao mesmo tempo aprender sobre a história da cidade e a importância da conservação da natureza. Existem vários pontos de observação ao longo do rio. Vale a pena!

Um dos saltos que o rio faz, este criado pelo homem

Vista de um dos pontos de observação no Parque dos Saltos

Um dos atrativos mais especiais é o da Nascente da Areia que Canta , onde por conta da areia ser feita de quartzo, quando friccionada pela água, emite um som muito bonito.

 

Minha experiência de viagem

Quando fui para Brotas, a cidade não era meu destino principal, foi um bate-volta pois estava hospedada na casa de parentes em São Carlos, para depois seguir viagem para Olímpia e então Capitólio.

Foi em Brotas que tive a experiência mais radical da minha vida até agora! No Rio Jacaré Pepira, fiz um rafting e meu Deus, quanta adrenalina!

 

A experiência é muito interessante porque é necessário que haja um equilíbrio entre todos que estão no bote, remando, para que todos fiquem DENTRO do bote quando passarmos por uma corredeira. Cada um tem seu papel.

Mas como somos principiantes, dois guias vão nos últimos assentos do bote para nos guiar, manter calmos, falar para criarmos um grito de guerra e se alguém cair, ajudar a subir no bote.

Depois dessa aventura, almocei com minha família no delicioso Especialeria, que tem culinária caseira.

Quando fomos tentar visitar a Areia que Canta, já havia acabado o horário de visitação… =/

Terei que voltar para essa cidade incrível!

 

Espero que vocês tenham gostado e se inspirem para conhecer essa cidade.

 

Um abraço,

Mari

 

 

Fale conosco e tire suas dúvidas!